NOTA PÚBLICA: Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba repudia cancelamento de edital e lança campanha de auxílio a trabalhadores/as da cultura
O Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba vem a público repudiar profundamente a postura unilateral da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba de cancelar o Edital #CulturaPBnaWEB. Ao ser anunciado, movimentos culturais e agentes de toda a Paraíba posicionaram-se nas redes acerca das inconsistências do referido edital. Críticas e proposições foram reunidas numa carta da sociedade civil, tendo em vista que a Secult-PB há muito tempo não se abre ao diálogo com os movimentos culturais e nem mesmo permite que o Conselho Estadual de Cultura funcione a contento.
Ao se deparar com as proposições de aprimoramento e ampliação da política cultural em tempos de crise do Covid-19, a resposta da Secult-PB não poderia ter sido pior. O cancelamento completo desta política, sem levar em consideração as contribuições e opiniões dos que fazem a cultura paraibana no dia-a-dia, dos que sentem na pele os impactos dessa crise, demonstra a veia autoritária que se apossou desta Secretaria e o fosso aberto entre a gestão cultural estadual e os/as fazedores/as de arte e cultura de toda a Paraíba. Lamentamos a postura tomada, que revela muito sobre a atual gestão da Secult-PB.
Em meio a este novo apagão das políticas culturais, quando a Secult-PB recusa-se a trabalhar e a implementar políticas públicas de forma séria, constatamos que não é possível, hoje, contar com esta Secretaria para nada.
Neste sentido, o Fórum dos Fóruns de Cultura da Paraíba anuncia que nos próximos dias lançará uma campanha de auxílio a artistas, mestres/as e trabalhadores/as da cultura em situação de vulnerabilidade e risco social, intitulada Fundo Popular Emergencial da Cultura. A campanha consistirá na abertura de um cadastro de agentes culturais em situação de risco, na arrecadação de alimentos e doações financeiras e na distribuição aos agentes cadastrados.
Disponibilizaremos o máximo de informação e mediação, a fim de facilitar a inscrição de todos/as que precisem, inclusive, mestres/as da cultura popular que não dominem as ferramentas que serão utilizadas, mas que terão todo o nosso apoio e atenção.
Inicialmente, a campanha atuará em João Pessoa, mas encontra-se aberta a ampliar seu raio de alcance em parceria com agentes culturais de toda a Paraíba, que se prontifiquem a receber doações e a distribuir e suas localidades. Também na capital, espaços culturais que queiram ser incluídos como ponto de arrecadação poderão aderir à campanha e reforçar nosso trabalho em prol de artistas, mestres/as e trabalhadores/as da cultura.
Por fim, é preciso dizer que, se por um lado, lamentamos, por outro, somente aumenta nossa força e vontade de trabalhar para o avanço das artes e culturas da Paraíba e das políticas culturais como um todo, que merecem tratamento muito melhor do que vêm tendo nos últimos anos.
Comentários
Postar um comentário